Marca Pessoal ou Marca Empresa?

Qual das duas funciona melhor?

Esta foi das perguntas que me colocaram num dos questionários que criei nos stories do meu Instagram.

A verdade é que DEPENDE.

Durante anos andei escondida atrás de nomes “fantasia” ou nomes mais corporativos. Até que, no meu caso, chegou o momento de ter a minha marca pessoal. Todas as pessoas, quer queiram quer não, têm uma marca pessoal, tu tens uma marca pessoal, mesmo sem saberes.

Então, como posso escolher o nome para o meu projeto/negócio?

Primeiro deves analisar que tipo de negócio tens. Se é um negócio onde vendes produtos ou vendes serviços. Podes também ter um misto das duas, como? Continua a ler.

Se o teu projeto estiver focado na venda de produtos físicos poderás ter um nome mais empresarial, tal como eu tinha O Pomar das Andorinhas. No entanto a dado momento será importante que as pessoas percebam que por trás da marca existe uma pessoa (ou várias). Porquê? Porque pessoas ligam-se a pessoas, a histórias…

Mesmo que vendas produtos podes ter uma marca pessoal. Imagina que fazes cachecóis em lã, podes muito em dar-lhe o nome “Lãzinha Doce” ou “Joana Montanha – artesã”. Como vês ambas as opções são viáveis.

empreededorismo

Então e se venderes serviços?

Se venderes serviços podes usar o teu nome pessoal (eu vendo serviços e infoprodutos) ou usar uma marca empresarial. Tudo vai depender dos teus objetivos. Se estás a começar sozinho, sem equipa e prevês continuar assim durante algum tempo, então usa uma marca pessoal. Caso comeces com uma equipa podes criar um nome mais corporativo.

Tal como te disse acima, durante anos estive atrás de nomes, O POMAR DAS ANDORINHAS, SPACE IN, até ao momento em que quis ser eu própria e percebi que o meu projeto tinha que ter o meu nome.

RESUMINDO: a escolha do nome (NAMING) depende dos teus objetivos, do que tens para vender e da forma como te queres posicionar/relacionar com o teu cliente.

E se estás indeciso, proponho-te que penses o seguinte: porquê esconderes-te atrás de um nome sem ser o teu?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

filtra o conteúdo

procura por categorias