Comunicar é uma Arte

Seja uma comunicação escrita, verbal ou até mesmo visual.

Desde que me lembro que comunicar sempre foi natural em mim. Durante vários anos reprimi esta característica natural. Lembro-me de nos tempos em que frequentava o ensino superior ter deixado de fazer apresentações por achar que não conseguia falar em público.

Catorze anos depois, aqui estou. No final de 2018 fiz concluí a formação em empreendedorismo e nesse mesmo ano percebi que o queria fazer era comunicar. No inicio de 2019 comecei a dar workshops, participei no podcast Saltei do Sofá da Neuza Cavalinhos, fiz uma palestra motivacional para uma empresa local, fiz vários diretos no Instagram e vídeos para publicar nas minhas redes…

Posso dizer-te que nos meus inícios como empreendedora, mais precisamente em maio de 2013, a minha comunicação era bastante diferente do que é hoje. Fazia-o de forma intuitiva, evitava mostrar-me e não tinha um CTA (Call to Action – Chamada de Ação) estratégico. Como tudo na vida, é a praticar que se aprende. Mas antes da prática estão muitas horas de estudo e dedicação.

Falar para todos é o mesmo que falar para ninguém

Mas há uma coisa que fez com que todos os projetos que tive até hoje conseguissem chegar aonde eu queria, sabes o que foi? Conhecer o meu cliente-ideal. 

Só conhecendo o teu cliente ideal consegues comunicar para ele. Só conhecendo o teu cliente ideal consegues perceber as suas dificuldades e desafios. Só conhecendo o teu cliente-ideal consegues criar produtos/serviços que solucionem os seus problemas.

Agora conta-me, conheces o teu cliente-ideal ao ponto de saberes que problemas enfrenta na vida?

Write a comment